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14 outubro 2019

Criando o storytelling da sua marca de sucesso

Muita gente já deve ter ouvido sobre Storytelling, está muito em alta no mercado da comunicação e da publicidade, especificamente, o branding vem sendo contado dessa maneira: contando histórias. Seja para atrair clientes fãs do que está sendo transmitido, ou encantar àqueles que estão distante da marca por algum motivo. Recentemente a Renault conseguiu fazer ambos com apenas um comercial, contando o seu final do desenho animado 'A Caverna do Dragão', o buzz foi tão grande que no Youtube conta com mais de 27 milhões de visualizações e ficou em alta no Twitter por muito tempo.

Se engana quem acredita que o Storytelling é centrado somente nos comerciais e vídeos-patrocinados pelas empresas para aumentar o seu alcance. O marketing de conteúdo tem a sua fama exatamente por isso, e comprovado que o mesmo possui uma eficácia tão grande quanto anúncios de imagens, e uma conversão tão grande quanto posts patrocinados nas redes sociais. O que os une é a maneira que fixa a atenção dos consumidores, e isso tem isso um empecilho para algumas marcas que não conseguem manter o cliente até que o anúncio seja, realmente, comprado por ele.

Desde que comecei a empreender, e prototipar algumas estratégias de conteúdo, contar histórias foi uma das estratégias utilizadas para alcançar o público-alvo ideal sem muito esforço, além de pôr SEO e SEM numa longevidade tão grande que não fosse mais preciso divulgar a marca com a intenção de conquistar novos usuários no meu blog, mas sim manter-me ativo nas redes sociais. O que deixou de ser preciso logo em seguida. Deixei de compartilhar e avisar sobre as novas publicações na fanpage, abandonei quase mil seguidores naquela rede, também deixei de anunciar no Instagram, e o perfil é apenas um lugar que atualizo 'de vez em nunca' com algumas selfies - isso quando lembro de publica-las.

Mesmo deixando-as para trás, o blog teve um crescimento de 200% nos usuários e passamos a contabilizar mais de 170 mil acessos sem muito esforço, apenas publicando os conteúdos que faz o perfil ideal da persona criada. E o que isso tem a ver com contar histórias? Bom, você chegou até aqui. Mas deixa eu continuar com a minha experiência!

Nas minhas publicações como: o mercado da influência digital, como eu cuido da minha assessoria e como ter um bom mindset, foram conteúdos que se descaram no quesito de contar a minha história e partindo deles, poder vender a minha influência para os usuários. Resultado? Os mesmos números que contei lá em cima, fora um alcance orgânico com mais de 2.500 por publicação na fanpage, apesar dela ter um bom desenvolvimento, depender das redes sociais não é algo bom para quem trabalha e depende do alcance para se desenvolver. Todos esses conteúdos linkados tiveram divulgação nas redes sociais, bem depois de serem publicados. Mas as redes não foram responsáveis pelo seu sucesso, publicações do mesmo período receberam o mesmo efeito (tendo entre 1.200 à 4.200 acessos diretos).

Quando você oferece conhecimento ao seu público, ele nutre aquilo de forma tediosa, como se estivesse numa sala de aula à tarde, tivesse um professor cansado e frustrado com o descaso com o ensino e tendo que pegar todo conteúdo e replicar numa prova. Isso com certeza é tedioso! É uma maneira padrão de estudar, da mesma maneira que há maneiras únicas de escrever um texto.

Tudo se transforma com uma história

Todo processo criativo é baseado na inspiração que desejamos passar para o usuário/cliente no momento em que aproveita do nosso produto/conteúdo. Não é somente ler sobre a minha vida, ou de uma experiência que tive. Mas oferecer ao cliente outras perspectivas de uma dificuldade que foi suprida, e fazer com que todos entendam que àquilo é comum e pode acontecer com todos. Então, quando construo uma narrativa para àquele assunto, seja ele real ou fictício, o meu dever passa a ser a garantia da reflexão do usuário em questão, de quem aproveita aquele conteúdo.

Construir uma narrativa, uma história e fazer com que ele se desenvolva é algo necessário para que o cliente entenda o que está acontecendo e que naquilo há um embasamento real e sentimental. Na mesma estratégia, construí todo branding e popularidade da Beco de Ideias, nisso, todos os conteúdos serviram como complemento de identidade da marca. E o resultado foi sensacional! Semanalmente alcançamos cerca de 1.300 pessoas no Instagram, e aos poucos, estamos batendo metas e objetivos com muito mais facilidade, contando histórias.

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