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23 março 2019

Como funciona o Marketing de Causa?

Como funciona o marketing de causa
Hoje é muito comum vermos as grandes empresas 'escolhendo um lado', tomando posicionamento em causas e aprimorando seus produtos para outros biotipos, fazendo com que a acessibilidade de outras pessoas que não fazem parte do seu público-alvo seja maior - mas nem todas conseguem manter a coerência. A diversidade é algo que pede muita atenção e humanidade para ser tratada, quando não é feito por sinceridade de marca, tudo pode ir por água abaixo - pois as palavras devem ser coerentes com as ações. 

O Marketing de Causa está ligado ao branding de uma empresa. Partindo do momento em que decide colocar a sua marca em prol de um movimento, ou grupo social. É muito importante que isso aconteça, não só com empresas, mas também artistas, pois vivemos num país muito desigual e violento contra minorias em todos os sentidos: econômico, educacional, segurança, até mesmo no sentido de desemprego há um abismo gigantesco entre as raças e classes sociais. Logo, o marketing de causa faz com que a aproximação da empresa com essas classes seja revolucionário e ao mesmo tempo uma via de mão dupla, pois: as minorias terão uma oportunidade maior de se inserir no mercado de trabalho, ganha visibilidade de causa e o maior desenvolvimento do grupo social é atingido com um êxito social bem maior.

Por exemplo, utilizar esse tipo de marketing não é somente fazer propagandas (praticamente floodar) dizendo que a empresa está investindo em diversidade. É preciso entender que os seus seguidores, clientes ou público não são leigos. Também sabemos muito bem identificar o oportunismo comercial. E temos muitos exemplos de que forçar uma causa não dá certo.

Em contrapartida, além de mostrar a diversidade da sua empresa e celebrar a equidade que conseguiu estabelecer, desenvolver uma boa cultura, criar um sistema político interno para que possa oferecer assessoria aos seus funcionários e prestar assistência de qualidade a todos e estar preparado para enfrentar avalanches (claro, junto a eles), é um dos fatores que fazem a empresa ser recebida de braços abertos pelas minorias. O Nubank é um exemplo disso. Mesmo não tendo toda diversidade que seria necessário para um país como o Brasil (principalmente, inserindo pessoas negras), deu o primeiro passo com o lançamento do seu IGTV no Instagram. Convidando os estabelecimentos comerciais a colocarem na fachada a bandeira LGBT+. Além de abrir oportunidades para outras pessoas, como dá para ver na página de imprensa.

Investir em causas sociais, pressionar políticas públicas através da economia, inserir novos grupos sociais ao mercado - tudo isso e muito mais envolvem o marketing de causa. Vai além da fama e populismo público. Apenas mimar com produtos voltados ao mercado que quer investir não funciona por muito tempo. Pode dar certo inicialmente, mas muitos artistas LGBT estão crescendo e dominando o mercado, muitos empresários negros estão dando voz à bandeira, e muitas mulheres também estão desenvolvendo um mercado próprios. Todos querem cuidar e investir nos seus, agora cabe a você escolher se quer juntar-se ao movimento, ou tirar farpas - o que particularmente não recomendo.

Mas então, o que acha de conhecer o Beco de Ideias

6 comentários:

  1. Muito legal que um movimento como esse ganhe espaço. Dou total apoio.
    Bom fim de semana!

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    1. Sim. Principalmente com o atual governo. A nossa sociedade vem regredindo e se mostrando muito contra essa minorias, é preciso reagir com algo mais potente e influente: o mercado.

      Beijos do Deivy!

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  2. Gostei muito de saber mais sobre o marketing de causa, já tinha lido sobre, mas não havia me aprofundado no assunto. Show, Deivy!

    www.coisasdepriscila.com
    bjx l Insta: @priscilafrr

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    1. Oi, Princila.

      É importante avaliarmos essa vertente do marketing, ela move muito a nossa sociedade de maneira direta.

      Beijos do Deivy!

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  3. Oi Deivy, tem muita empresa que adora surfar as ondas das causas sociais, mas sem muito comprometimento e sinceridade, né? Feio demais. É particularmente gratificante ver quando uma empresa é sincera e feliz ao abraçar causas bacanas. Um beijo :*

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    1. Oi, Cami.
      Rola muito disso, mas é um 'mercado' que rende muito lucro para às empresas, é inegável que o capital seja mais importante dentro do nosso sistema.

      Beijos do Deivy!

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