.post a img, .post img { width: 750px; height: auto; padding: 0; margin: 0px -40px 0px -40px; border: none; } -->

10 agosto 2019

Por que eu abandonei as redes sociais?

Calma, ainda dá para conversar comigo pelo meu facebook e instagram. Mas a fanpage do blog ainda vai continuar abandonada e não verão conteúdos do blog sendo divulgados no meu perfil do instagram, mesmo não sendo frequente antes. E isso foi uma decisão permanente, até que eu precise conversar contigo dentro dessas redes sociais (o que pode acontecer por conta dessa postagem). Mas o assunto é justamente sobre o algoritmo dessas redes sociais que impedem o crescimento contínuo dos blogs e marcas que tentam se desenvolver de maneira orgânica, e gratuita. Apesar de não ter esse efeito com o Blog do Deivy, principalmente na nossa fanpage, o esforço e o desgaste mental feito para bater uma meta de acessos me deixou extremamente cansado quando me questionava sobre o sucesso inalcançável.

Mas não só isso motivou o abandono das redes. As mesmas possuem um conteúdo tóxico para a mentalidade dos usuários, ao mesmo tempo que proporciona um espaço democrático e aberto aos debates, o incentivo a competição - seja de likes ou 'beleza - pode acabar com a autoestima de qualquer um. E foi justamente assim que me vi naquele momento, não que precisasse de likes para validar o meu conteúdo, ou necessitava desenvolver a minha autoestima dentro das redes sociais, mas o afastamento delas me trouxe muitos benefícios e tive grandes descobertas e conhecimento fora delas por muito mais tempo. Hoje, rolar o feed por tédio não é algo muito frequente já que descobri outros hobbys, fiz novas amizades e pude depositar tempo no colégio e na Beco de Ideias. Empreender tem sito uma luta e tanto, mas estou tendo tempo para colher os frutos e poder plantar novas sementes frequentemente.

Apesar das redes ainda serem fundamentais para o retorno dos usuários e seguidores ao blog, tudo passou por uma mudança e reeducação durante um curto período de tempo para que pudesse, de fato, deixa-las de lado e apenas publicar os conteúdos tendo certeza de que seriam vistos e comentados. Desde o começo do ano que desleixei em relação a fanpage e o blog vem crescendo, mesmo que pouco, as estratégias de SEO vem mostrando efeito e não deixando que as publicações tenha sido em vão. Precisei ir largando aos poucos, divulgando depois de algum tempo e quando divulgado o leitor ter a impressão de que já foi visto, também passei a comentar mais nos outros blogs e interagir de maneira significativa para que não perdessem o reconhecimento sobre o Blog do Deivy. Tudo preparado para me afastar significantemente e não perder a frequência de acessos, e nem cair no esquecimento.

Deu certo. Ainda veem o meu blog, sabem meu nome, interagem comigo e reconhecem o quanto ele foi importante para a construção da minha imagem e conhecimento que possuo. Posso dizer que, em meio ao mundo empresarial, ele serve como meu portfólio principalmente por comercializar em grande parte a produção de conteúdo para as empresas e clientes que procuram a Beco. Tudo que aqui foi construído nos resulta em quase 2 mil impressões semanais com estratégias de alcance orgânico, no Instagram. Mas o meu perfil próprio não fica por trás, e não quero falar de números. Acredito que todos temos algo para aprender e compartilhar com o outro, e isso sempre será a minha prioridade quando o assunto for produzir conteúdos de qualidade.

4 comentários:

  1. Também dei uma desaparecida do Instagram, pois percebi que tomava muito o meu tempo. Agora tenho tempo para outras atividades
    Boa semana!

    O blog JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO, de 20 de julho à 29 de agosto. Mas tem post novo. Nesse período comentaremos nos blogs amigos.

    Até mais, Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Emerson.
      Quando percebe já é tarde demais hahaha

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  2. Oi Deivy, administrar redes sociais pode ser muito estressante, né? Eu estou praticamente só no instagram agora e confesso que já deixei de olhar para os "números" há muuuuito tempo. Estou focando na diversão mesmo. :)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, eu também deixei de focar muito nas redes sociais. Mas por conta da agência, eu fiquei mais ativo para poder interagir com os seguidores e parceiros.

      Beijos do Deivy!

      Excluir