.post a img, .post img { width: 750px; height: auto; padding: 0; margin: 0px -40px 0px -40px; border: none; } -->

25 maio 2019

Crescer ao mesmo nível de amadurecer

Quando iniciei na internet como blogueiro, isso há 9 anos, o meu único objetivo era apenas desvendar esse mundo que ainda era pouco frequentado e muito ingênuo, sem pretensão alguma de futuro ou desenvolvimento do que poderia se tornar. Bom, não para os blogueiros que ali estavam compartilhando conteúdos e interagindo uns com os outros. No decorrer desses anos vi muita coisa mudar, desde influenciadores se tornarem o veículo principal de uma grande ou pequena empresa, até a movimentação de multinacionais para investirem nesse mercado, até então, desconhecido pelo seu público como um mercado em si.

Tive muitos blogs, alguns foram excluídos por não darem certos como eu queria. Mesmo sem muito conhecimento, sabia que era possível ser reconhecido pelo trabalho que faria com ele, sem saber por onde começar, me frustrei. Mas não desisti, olha o resultado dessa persistência, ainda estou aqui. E continuei desbravando todo conhecimento que poderia ser proporcionado para uma criança curiosa. Li muitos outros blogs, fiz muitas amizades e fui desenvolvendo novos conteúdos com base naquilo que aprendia. Descobri a paixão por marketing, depois por empreendedorismo, branding, design, diversidade e conhecimento criativo. Foram anos de muita descoberta e conhecimento, ainda está sendo, todos os dias me permito à aprender algo novo e esperar pela surpresa de amanhã.

Nem tudo foi um mar de rosas. Enfrentei muitos bloqueios criativos, algumas críticas que me fizeram pensar sobre o que realmente iria me dar futuro, e algumas autosabotagens que me fizeram pensar em desistir de tudo que havia sido construído até um certo ponto. E eu fui desistindo, com desejo de recomeçar. E foi assim que continuei seguindo em frente com os meus sonhos! Acredito que esse seja a minha diferença comparado a outros blogueiros que fracassaram e acabaram mudando o seu rumo de vida. Mas eu jamais tive o desejo de parar algo antes de dar um resultado final. O Blog do Deivy surgiu em 2015, mas com propósitos de dar certo, a intenção de dar certo. E foi assim que eu dei os primeiros passos para chegar até aqui.

A profissionalização da blogosfera

Houve uma época que tive uma participação muito ativa na blogosfera: o ápice da profissionalização. Nesse momento, posso dizer que foi o maior pico de acessos no início do blog. As pessoas que queriam fazer parte dessa transformação interagiam constantemente comigo. Seja para troca de conhecimento ou estabilizar uma futura parceria, o que me fez crescer sempre mais em questão de conhecimento, e também de tamanho. Hoje continuo sendo referência naquilo que faço, o Blog do Deivy continua sendo um currículo gigantesco para quando eu me apresento para um trabalho. Através dele, construir muita coisa na minha vida e pretendo continuar assim.

Mas a vida nos leva para novos caminhos, muitas vezes contrário ao que desejamos. Embarquei muito no marketing e empreendedorismo, cheguei a testar algumas campanhas internas e temporárias do blog que tiveram um grande desenvolvimento dentro e fora da internet. Alcancei objetivos e patamares grandiosos. Quando a blogosfera iniciou a sua profissionalização e passou a trabalhar com seus sites e blogs, até mesmo perfis do instagram, com um objetivo maior de alcançar marcas e empresas para tornar os likes em dinheiro, e fazer disso um trabalho fixo, ou renda permanente. E quando isso aconteceu, eu já tinha uma certa experiência, o que fiz foi compartilhar todo o meu conhecimento e isso acabou me dando o reconhecimento necessário para ser CEO da Beco de Ideias, a agência que acabou se tornando o meu maior objetivo de vida.

Marketing e empreendedorismo, com sonhos!

Eu tive uma sorte gigantesca na vida. Ou objetivos óbvios de acordo com a minha necessidade. Comecei na Beco (chamamos assim carinhosamente!) como assessor comercial e diretor de marketing (uma grande responsabilidade). E as coisas foram caminhando feito lesma (admito). Foram anos tentando desenvolver um projeto sustentável e que durasse mais que um ano, mesmo sem expor isso, eu sabia que a maneira que estávamos trabalhando não iria consolidar um negócio duradouro como a Beco de Ideias poderia se tornar futuramente. Tivemos tentativas fracassadas, tentei replicar muitas técnicas utilizadas aqui no Blog do Deivy, mas o resultado foi sempre o mesmo: uma pedra estava no nosso caminho.

Antes de saber a minha capacidade como CEO, procurei gerir algumas campanhas aqui no blog mesmo. Como o #DeivyTodoDia, onde trabalhei com alcance orgânico e algumas parcerias para poder testar o público que tenho através do bombardeio de informações e conteúdos. E foi um teste muito cansativo de realizar, mas conseguimos manter um conteúdo de longo-prazo 'na boca do povo' por um tempo longo, mesmo levando em consideração que as postagens seriam conteúdos para serem absorvidos e aproveitados rapidamente. Resumidamente, era para servir de isca para atrair um público passageiro. Com esse teste consegui provar a minha capacidade. Mesmo algumas coisas dando errado durante a produção de conteúdo. 

Foi preciso inovar (e sempre será!)

No final do ano passado a Beco de Ideias já estava sobre minha gerência. Algo bem passivo e discreto, mesmo querendo bradar para os quatro cantos do mundo todos os meus sonhos e objetivos com a empresa, preferi dar pequenos passos para pensar melhor sobre cada uma das parcerias que poderia realizar com finalidade de crescer e conquistar público fiel e acolhedor. Para isso precisamos passar por diversos estágios até alcançar o nível atual.

PRIMEIRO: Foi preciso ressignificar a empresa de baixo para cima. Mesmo com uma mudança na gerência, os passos que dei começaram do que todos consideram fútil para que fosse possível alcançar os maiores patamares. O que fiz foi dar um novo design às redes sociais. Renovamos a logomarca, alinhando-o ao novo propósito da agência. Anteriormente, teríamos começado com a intenção de trabalhar com influenciadores digitais e empresas, desenvolvendo conteúdo que auxiliasse essas pessoas no mercado digital. Hoje acreditamos que produzir conteúdo deve ser uma atividade prazerosa, e desenvolvemos conteúdos para empresas que desejam uma comunicação mais conversiva em relação ao público.


SEGUNDO:  A parte mais fácil, acredito eu, foi compartilhar conteúdos que apresente ao público os nossos interesses. Mas nem sempre isso significa que daria menos trabalho. Nossa comunicação com o público-alvo iniciou com pequenas conversas, sendo uma mensagem rápida que precisava ser deixada e vista rapidamente, mas que encantasse. O que mais se enquadrou a este perfil foi o Twitter. Dar um start no nosso perfil da rede fez com que alcançássemos 10 mil pessoas com os tweets e fomentasse as primeiras parcerias.


TERCEIRO:  Passamos para o Instagram com uma sede de conquistar e dominar o mundo (brincadeira! rs). Mas apresentamos a então fundadora Laís Cruz, e o então CEO, eu. Apresentamos todos os conteúdos que temos especialidade e iriamos abordar mais para frente. Mas de uma maneira aprofundada: compartilhávamos curtos conteúdos que davam ao público uma noção do que se tratava o tema em questão. Fazendo assim o público se identificar  com uma frequência maior. Alcançamos quase 1 mil pessoas na primeira semana de perfil.

Como será o futuro?

Quando você empreende vive em um mar de incertezas, mas arrisca o tempo inteiro para um futuro estável com os seus sonhos, trabalho e emocional. Mas tudo vai amadurecendo com o tempo, o blog não é mais a minha brincadeira de criança, tão pouco estou usufruindo dele como antes e como realmente queria. Mas quando se tem uma empresa para gerir e parceiros para cuidar, o tempo acaba sendo muito limitado e racionalizado para que tudo dê certo enquanto possa. A produção de conteúdo demanda tempo e é necessário escrever com a vontade de transparecer conteúdo de qualidade para todos aqueles que lerem. 

A Beco de Ideias vem crescendo em todos os sentidos. Na credibilidade, no número de parceiros comerciais, na administração de campanhas e projetos e no fluxo financeiro. Acredito que a estabilidade não esteja tão longe para ela, assim como para toda empresa de qualidade que vem surgindo. Estamos fomentando as parcerias certas, baseada nas minhas histórias contadas aqui, e nos princípios e caminhos determinantes, baseados naquilo que vivenciei anos atrás. Futuramente estarei vendo qual rumo o Blog do Deivy irá tomar dentro de tantas novidades e acontecimentos, e tenho certeza de que ele não ficará de lado.

Beijos do Deivy!

2 comentários: