![]() |
© Nadine |
Ainda falando sobre auto-sabotagem (um caso que acontece e muito na blogosfera) - me peguei observando algumas postagens passadas e o quanto as coisas foram mudando no decorrer do tempo, mas ainda assim, há muitas pessoas com dificuldade de mostrar o trabalho que faz na internet e por essa questão, não conseguir alcançar outros patamares de credibilidade (ou até mesmo um sucesso maior). Omitir a si mesmo e tudo que faz, pode afastar-te de tudo aquilo que está correndo atrás.
E apesar de estar falando isso agora, há uns anos atrás - logo no início do blog, deixei-me muito reprimido por conta da timidez sobre o conteúdo que produzo, não havia uma auto apreciação sobre tudo que produzia naquela época e autoestima suficiente para poder me divulgar cara-a-cara. Depois que obtive conhecimento suficiente sobre o que realmente desejo dentro da blogosfera e passei a desenvolver conteúdos dentro das minhas vontades e desejos, tive coragem suficiente para poder falar sobre o meu blog, o que faço na internet e todas as marcas e blogs que estou envolvido: a minha criatividade começou a florir mais por conta dos comentários que as pessoas presente falaram diariamente para mim, a credibilidade que sempre fiz de tudo para manter se expandiu e hoje consigo facilmente conversar sobre os meus projetos e ter opiniões diretas e concretas.
![]() |
© Melina |
É como se andasse pelas ruas com a mão no rosto: as pessoas irão te olhar, ficarem curiosos sobre o que está acontecendo e não irão entender nada - infelizmente isso se aplica na blogosfera e no trabalho que você produz, e tem impacto direto. Compactuando com a sabotagem própria, você começa falando sobre o seu trabalho (superficialmente!), se sente inseguro por não ter segurança com aquilo que faz e produz e depois cair profundamente num sentimento de descolamento (que, particularmente, é horrível), e por conta desse desconforto consigo mesmo, nunca mais haverá segurança novamente para falar sobre si quando houver uma oportunidade - é um longo processo de auto conhecimento, que pode ser doloroso mas no final tudo melhor.
E novamente falando sobre o meu início na blogosfera (já que o motivo desse post mais se assemelha ao começo de tudo, pois hoje, se me der espaço eu falo até os micos que passei). Quando se trata de trabalhar com a internet, posso afirmar com toda a certeza que os verdadeiros influenciadores digitais não estão em busca de visualizações e likes, apesar de sempre lembrar-te de dar o feedback quando terminar de assistir o vídeo - isso é apenas pro algoritmo. Os influencers de hoje busca público de qualidade, que interage e expressa a sua opinião dentro de cada conteúdo que publica - e claro, isso tem um valor enorme. Além de deter da influência que as empresas procuram para gerar publicidade de qualidade e que gere lucros e visibilidade, o criador de conteúdo saberá exatamente o produto para te indicar. É uma via de mão dupla. Por isso, buscamos conquistar corações e não olhos.
Mesmo ainda tendo uma insegurança distante, ainda consigo falar sobre o beco de ideias, muitas vezes acabo falando sobre o meu livro e também o blog, além daqueles que colaboro e os assuntos que escrevo e tenho conhecimento. Mas, o meu maior receio dentro de tudo isso é acabar recebendo expectativas impossíveis de serem correspondidas com êxito, isso serve de gatilho para minha crise de ansiedade e acabo perdendo todo controle de mim mesmo - é importante que, todo blogueiro, youtuber e todos aqueles que produzem conteúdo para a internet e tenham um local de visibilidade, procure cuidar da sua saúde mental.
É importante passar por todo processo de autoconhecimento antes de dar a cara à tapa.
O começo nunca é muito fácil, mas a gente vai aprendendo. Que bom que você tem tirado lições com tudo isso.
ResponderExcluirBom restante de semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Sim, Emerson. O tempo nos traz experiências e conhecimento.
ExcluirBeijos do Deivy!
This is so well written and I totally agree with you.
ResponderExcluirwww.fashionradi.com
OMG! Thank you so much, I'm so grateful to know this.
ExcluirBeijos do Deivy!