.post a img, .post img { width: 750px; height: auto; padding: 0; margin: 0px -40px 0px -40px; border: none; } -->

06 abril 2018

4 das 'mentirinhas' que contam para nós blogueiros

Há muitas coisas sendo pregadas na internet direcionadas para nós blogueiros, principalmente em sites e blogs de agentes de marketing digital que cobram um bom profissionalismo e um bom desenvolvimento de conteúdo para que possamos trabalhar com empresas sendo bons blogueiros e profissionais na nossa área de trabalho. Mas mesmo sendo abordado isso diariamente, não precisamos necessariamente seguir tudo ao pé da letra para atingir nossos objetivos e metas com êxito. Vamos desmistificar um pouco algumas dessas coisas.

"Você precisa de um domínio para ser profissional"

Errado! Já vi muitos blogs com domínio por ai que são muito mais amadores que outros que nem se quer pensam em se profissionalizar e trabalhar com ele. Óbvio que, é preciso dele para completar todo o 'critério do profissionalismo', mas ele não te faz ser levado a sério, não te impede em trabalhar com empresas, marcar presença ou ser convidado para eventos e tão pouco conquistar um grande público. Isso é algo que é muito dito dentro da blogosfera, mas, se quiser trabalhar com grandes empresas, comparecer em grandes eventos e ter um nome mais respeitado e sério dentro da internet, o domínio pode te ajudar. Ou não! É algo muito relativo.

"Ou, você precisa de uma plataforma!"

Já recebi inúmeros comentários de que para poder chegar ao nível de profissionalismo que preciso, é necessário mudar de plataforma, para uma mais profissional e que atenda as minhas necessidades e as empresas me levem mais a sério. Óbvio, não levei a critica tanto a sério, sei que a plataforma que utilizo (Blogger) é vista como amadora, uma plataforma para iniciantes, mas eu quero utilizar um servidor que atenda as minha necessidades e o que estou precisando. O Wordpress oferece sim uma grande vantagem a quem utiliza, mas o nível do meu conteúdo, as necessidades que meu público precisa e atendo perfeitamente e inclusive, as minhas parcerias, não dependem de uma plataforma para que ocorra. Inclusive, já vi inúmeros blogs até no Wix que são melhores que diversos blogs. Mas a comparação não faz muito bem!

"É necessário uma frequência de postagens para seu blog fazer sucesso"

Não necessariamente. Há muitos blogs hoje que precisam da frequência diária para sobreviver, outros necessitam apenas de algumas vezes por semana, e há aqueles que mau postam uma vez ao mês. O fato é de que, quando se tem um calendário editorial muito espaçado, a criatividade trabalha melhor com a razão e sem pressão, logo o conteúdo terá uma qualidade muito maior, um SEO muito mais trabalhado e a chance de indexar esse conteúdo na mente de muitas pessoas para que retornem sempre para reler e poder refletir na solução do seu problema, será imensamente maior. Um blog não precisa de frequência, precisa de qualidade.

"Ache o seu grupo certo na blogosfera"

Não existe um 'grupo certo' dentro da nossa grande comunidade! Sempre vi em relatos que um grande número de blogueiros se fecham a um único grupo e privam o entretenimento entre os outros presentes e até mesmo desmerecem uns aos outros. Já fui convidado para muitos eventos, ainda não tive a oportunidade de comparecer em algum, pretendo ir, mas creio que este fato irá ser confirmado. Caso esteja lendo essa publicação, seja blogueiro e/ou comparece em eventos com frequência, não se feche ao seu grupinho, muitas pessoas podem admirar o seu trabalho e querer um pouco da sua atenção para conhecer melhor a pessoa a quem curte todas as fotos.

Me siga no instagram, @blogdodeivy!

26 comentários:

  1. Muito obrigado :D

    Estou totalmente de acordo :D

    NEW TIPS POST | ALL YOU NEED TO KNOW ABOUT SPRING MAKEUP. :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Deivy!
    Que postagem mais bacana e interessante!
    Concordo com as coisas que disse!
    Tinha coisas que eu não sabia muito bem, sobre domínio e a plataforma!
    Obrigada pelo esclarecimento!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!

    https://palomari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma
      Fico feliz em ter tirado algumas dúvidas suas, gostaria de dar algumas dicas a mais sobre esses assuntos, mas ainda não utilizo esses serviço e minha experiência é muito mínima. Em breve quem sabe.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  3. Concordo em partes sobre a frequência de postagens, é lógico que posts de qualidade são melhores do que quantidade, porém os leitores tendem a perder o ritmo quando o blog posta muito mal uma vez por mês, e é bem cansativo fazer esses leitores voltarem novamente a acompanhar o site.
    Tem leitor que vê essa falta excessiva de frequência como um desleixo, e deixa de ler.

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, eu já vi blogs com números mínimos de postagens que conseguem segurar um público lá dentro melhor que alguns que postam diariamente, ou várias vezes ao dia. A questão envolve um bom marketing e uma call action muito bem preparada e pensada para que faça o usuário rodar dentro do blog e ter uma boa experiência.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  4. Também nunca achei meu grupo certo! ahaha Na verdade eu acho que a divulgação em grupos depende muito do nicho do post especifico.
    Já com relação à frequencia de posts, acho que entendi o que você quis dizer, mas pra mim manter a frequencia ajuda muito! Em dezembro eu participei de um BEDA e as visualizações subiram muito depois disso, mesmo no mÊs seguinte que eu praticamente não postei pq viejei. Agora que não posto mais todos os dias as visu cairam novamente :(

    Beijos!
    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paola
      Não exatamente, a produção de conteúdo não precisa ser frequente para gerar um engajamento bom e grande número de acessos. Caso seja proposital, a preparação deste conteúdo vai ser bem pensada, estruturada e pensada para que seja bem posicionada em vários pesquisadores como o Google, Bing entre outros, para que o conteúdo tenha um bom retorno e dê tempo suficiente de lançar outro tão bom quanto.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  5. Ah, que postagem maravilhosa! Concordo com tudo o que você disse!
    Beijos
    No mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir
  6. oi Deivy, muito bom seu conteúdo, estou lendo seus posts sobre blogs e tal e estou adorando, parabens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê
      Muito obrigado por todo carinho, espero te ver mais vezes por aqui,

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  7. Olá
    Adorei o seu post Deivy. É bem isso mesmo. Eu vivo ouvindo que só vou conseguir fazer do blog o meu trampo quando ele tiver no wordpress e tiver o meu domínio. Pode ser que isso me ajude? Claro, mas o que realmente importa é o conteúdo do blog. Eu tenho um calendário editorial bem programado, então eu consigo manter uma frequência de posts em dias alternados, sempre com vários posts já programados a algum tempo pra ter tempo de criar o próximo conteúdo. Não gosto de fazer conteúdo com pressa. Geralmente, tiro um dia pra escrever por cima os posts da semana, pra tirar fotos e essas coisas, ai ao longo da semana vou editando e programando esses posts. Pra mim, é o que funciona.
    Um beijo grande

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary
      Já vi blogs com uma organização, layout e planejamento que diversos considerados famosinhos, o profissionalismo é muito estereotipado e concentrado a somente um grupo, e com toda certeza são os maiores, os grandes, aqueles que possuem fama, dinheiro e tá sempre na mídia.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  8. Ah, eu ouvi tanto isso! principalmente no começo, que sem um domínio meu blog não iria pra frente (hoje eu comprei, mas porque achei que era a hora) e escuto até hoje sobre wordpress! escutei de tanto gente que já tô pegando ranço. Blogger é uma ótima plataforma, super simples e me atende muito bem! por enquanto sou uma blogueira muito satisfeita com ele.

    E um grupo certo, até hoje com 5 anos no ramo nunca achei kkkkkkk mas até acho legal não se encaixar, vejo cada dia mais blogs copiando outros blogs, até os layouts blogs que parecem de fabrica todos iguais, gosto da diferença de cada, um e acho que isso que faz um leitor amar um blog.


    Sobre as postagens, fico no meio a meio, um blog atualizado com uma frequência legal (pelo menos 1 vez na semana) é bom, mantém o publico sempre ligado, mas blogs que postam com intervalo muito grande (1 vez no mês por exemplo) é mais difícil de conseguir um publico fiel de verdade.

    Adorei o post!



    Visite o Beleza Nerd


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, fica complicado seguir em frente na blogosfera - que possuem profissões difíceis de serem levadas - tendo pessoas que fazem parte dela ditando o que é certo ou errado e querendo fazer um padrão dentro do que é ou não profissional. A partir do momento em que uma empresa diz o que ela quer ou não, é dentro dos critérios dela, e não da blogosfera inteira.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  9. Ameeei o conteúdo, muito interrintere, parabéns pelo post e muito sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Jaque, fico feliz que tenha gostado.

      Muito obrigado,
      Beijos do Deivy!

      Excluir
  10. Sou blogueira a anos e já estive no wordpress e no blogger e posso dizer que pra certas coisas prefiro muito mais o blogger, é tudo free e eu posso mexer no html tranquila, mudar temas e tal, o que o wordpress permite fazer só se você pagar. O SEO do wordpress pode ser mais tranquilo mas eu ainda prefiro o blogger.
    E fiquei muito mais tranquila quando você falou da frequência, eu estava tentando postar 2 vezes por semana mas tá ficando difícil então mudei pra 1 vez por semana xD
    Obrigada pelo texto, ajudou muito em algumas decisões ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica
      Hoje, a frequência não é muito relevante, é somente o capricho de alguns blogs que necessitam mesmo estar sempre atualizados. Os blogueiros estão investindo muito mais em conteúdo memorável e duradouro que conteúdos recorrentes que servirão durante um única período de tempo. Fique tranquila ;)

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  11. Muito interessante o post e sua visão. Eu tenho o Sorriso Espontâneo há sete anos e ainda não tenho domínio mas sei que muita gente encara isso como um passo a mais em questão de profissionalismo. Eu até concordo mas não acho tão necessário quanto todo mundo fala. Tem gente que trata quase como se fosse obrigatório, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betânia
      Óbvio, as empresas levam mais a sério os blogs que têm domínio e até dão preferência, mas domínio e plataforma profissional é extremamente superestimados e pressiona muito pequenos blogueiros a moldar-se e engessar dentro de um padrão de profissionalismo idealizado pela classe profissional/comercial. Mesmo tendo domínio, ainda não vejo-o como uma luz no fim do túnel.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  12. Olá Deivy, tudo bem? Prazer, meu nome é Juliana!
    Parabéns pelo blog e pelos ótimos conteúdos!

    Olha, concordo e discordo em alguns pontos...
    Acho que não existe certo ou errado, mentiras ou verdades, tudo vai depender do trabalho que você vai fazer com o blog, no meu caso, trabalho com marketing digital, estou fazendo alguns testes ainda, mas quanto mais profissional, quanto mais bonita a aparência do blog, mais confiança você passa ao cliente, e com isso se torna mais fácil realizar a venda do que estiver vendendo.

    Esses tópicos que levantou levaria a um debate de horas rsrs, cada um pensa de um jeito, eu mesma respeito sua opinião, mas a minha é diferente pois tenho uma boa experiência em criação de sites/blogs, e te digo, domínio pago com Wordpress instalado, proporciona uma liberdade maior ao blogueiro, o que ajudará o próprio blogueiro a alavancar mais rápido o seu blog "pago" do que outros blogueiros que utilizam os "gratuitos". Mas como eu disse, essa é minha opinião.

    Não sei se conseguiu me entender, mas qualquer hora a gente pega pra debater sobre isso rsrs.

    Beijos e sucesso com seu blog!
    E se possível, faça uma visitinha ao meu, não terminei ainda todos os detalhes, mas já tem bastante conteúdo.
    jucastilho.com



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju
      Entendi perfeitamente o que disse, e vivemos num sistema democrático, todas as opiniões são e devem ser aceitas para que passem por um molde em que todos sejam beneficiados por isso. Mas o que estamos falando é sobre gerar uma popularidade na internet, e isso existe sim maneira certa e errada, mas na hora de executar a divulgação e o processo de criação e desenvolvimento de um conteúdo, aí sim existe um verdadeiro e falso, errado e correto, mentira e verdade.

      A plataforma profissional atende muitas necessidade sim, o SEO é sim muito importante para trazer visitantes recorrentes, e o Wordpress oferece tal recurso, utilizo deste serviço no blog em que tenho uma coluna e sei o quão é prático. Mas estamos falando de diferentes necessidades. Eu também tenho uma grande trajetória na blogosfera, afinal, estou aqui há 8 anos. Também tenho conhecimento de Marketing, bem mais puxado para a criação de uma identidade original e popular dentro da internet, conheço o meu público inteiro por conta disto.

      Sim, o debate levaria horas, o que consegui fazer em somente uma matéria. O seu blog possui nichos completamente diferentes do meu, a maneira que visualiza a blogosfera é completamente diferente da minha e o seu público é totalmente diferente do meu. Quando faço um conteúdo dando dicas pro meu público, trago conhecimento do molde de criação de um público fiel, de grande alcance orgânico e natural. Não é para ser exuberante. Talvez seja este o nosso diferencial. Eu estou ensinando o meu público a trabalhar com o público deles, não para empresas, não para lucros, mas por paixão.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  13. Olá Deivy, tudo bem?

    Cheguei a conclusão que para o leitor tanto faz se o Blog foi criado no WordPress ou no Blogger. Pois, para o leitor o que importa mesmo é o conteúdo, que precisa agregar algum tipo de valor na vida do mesmo.

    Adorei seu artigo, ele toca em assuntos importantes para os Blogueiros iniciantes. Eu tive muita dificuldade em escolher uma plataforma, bem no fim me adaptei nas duas, atualmente tenho sites no WordPress e sites no Blogger, o importante é saber engajar o público, coisa que você sabe muito bem. Grande abraço Deivy!!

    Como fazer a sobrancelha



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anderson
      Concordo plenamente, também tenho sites no Blogger e Wordpress, até mesmo na Wix. E como disse, o que importa é agregar algo na vida do leitor, e fico imensamente grato por ter me incluído.

      Beijos do Deivy!

      Excluir