.post a img, .post img { width: 750px; height: auto; padding: 0; margin: 0px -40px 0px -40px; border: none; } -->

03 março 2018

A importancia da identidade visual do seu blog

Já pensou sobre o quão acessível é o seu layout? Ou como as pessoas enxergam o seu blog e toda estrutura dele? Pois é, apesar de ser algo não tão falado, todo o impacto visual do seu blog é sim muito importante, desde o cabeçalho aos elementos do layout. Alias, quantas vezes você já saiu rapidamente de um site porque ele estava cheio de informações, anúncios e as postagens desorganizadas? Essa consequência, o seu blog pode causar em outras pessoas também. Por isso optei pro um layout altamente organizado, limpo e claro, fazendo com que não atrapalhe a sua leitura e cada detalhe colorido chame muito a sua atenção, assim, dando destaques pros anúncios. Mas isso vai de blog pra blog.
A identidade visual de um website começa no cabeçalho/logo, mas nem sempre começamos em algo sério e profissional. O Blog do Deivy já teve outros três cabeçalhos antes de chegar no atual, que foi feito por um designer gráfico, e ele levou em conta todo o proposito que eu necessitei e visionei pro futuro do blog. Com profissionalismo, seriedade e um toque de praticidade, mas que de alguma maneira criasse a minha imagem, elevasse o meu nome, por isso o nome Deivy leva mais destaque e praticamente todos os cabeçalhos tiveram a mesma formação. Então, mesmo após algumas semanas sem passar aqui no blog, você pode se deparar com o meu nome por ai e repentinamente lembrar-se do blog, de quem escreve e se for bom em memoria, o conteúdo que mais te agradou.
Identidade não se forma somente naquilo que se ver, mas também no que é encontrado dentro, como o conteúdo, frase, título de publicações e até mesmo uma imagem. A importância maior dentro disso se dá também a lembrança que o público pode ter ao se deparar com a logo da sua marca/empresa, possa ser uma experiência boa ou ruim, e pode vir dele uma segunda chance para ser reconquistado. Pode ser passado até o seu proposito com a marca, como disse mais pra cima.

Como construir uma identidade visual?

Primeiro de tudo, faça uma lista de coisas que você quer passar com ela, isso é fundamental até mesmo na hora em que decide criar o blog. Eu escolhi criatividade, profissionalismo, e como o Blog do Deivy é sempre categorizado como blog pessoal, a imagem pessoal foi um dos principais itens da minha lista para definir aquilo que o público poderia filtrar do meu blog, conteúdo e assuntos abordados. E foi exatamente isso que as pessoas que visitam o blog e passou a acompanhar ele com mais frequências conseguiram perceber.

Em uma avaliação que o blog Palomari fez sobre o Blog do Deivy, ela mencionou que: "O blogueiro, é um pessoa bacana, com a escrita maravilhosa. Suas postagens são criativas, e originais. Também é muito dedicado e compromissado com o blog e com seus leitores!", e em uma releitura, ela quis dizer que, quando se tem compromisso com o seu cantinho, você demonstra profissionalismo na área, a criatividade e originalidade, e como disse, a menção sobre a minha pessoa também foi levada em conta, ou seja, tudo que quis transmitir pra quem tirou 5 minutos para me conhecer, ficou extremamente transparente. 

É importante mencionar também, que sempre que ouvia alguém dizendo que necessitava definir um proposito e um nicho pro meu blog, eu não dava ouvidos e nem levava em conta, mau sabia que podia me ajudar muito futuramente. E olha ai onde fui parar com isso.

6 comentários:

  1. Olá Deivy!
    Desculpe a demorar em voltar aqui!
    Meu notebook está quase se aposentando, rs!

    Gostei dos pontos abordados na postagem!
    Concordo bastante com o que disse!
    Queria ter lido algo assim da 1ª vez que criei um blog!
    Achei a postagem bem bacana e de bastante ajuda para todos que querem profissionalizar seus blogs!
    Gosto muito de ler postagens assim!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!

    https://palomari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma
      Já lhe disse algumas vezes que o seu blog ainda está naquela fase de desenvolvimento, conhecimento do público e aproximação deles. É comum isso acontecer, mas a qualquer momento pode tomar a iniciativa de começar a profissionalizar o seu blog e poderá começar isso desenvolvendo projetos que visem isso. Curta mais o seu blog.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  2. Oii Deivy, conheci seu blog pelo blog palomari, gostei muito e tive que deixar esse comentário xD Sua entrevista foi super sincera, eu gostei das resposta e de conhecer esse seu lado realista.

    eaidiy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kethellyn
      Fico imensamente feliz que tenha gostado de mim, da minha pessoa, e principalmente do conteúdo feito por uma parceira minha de trabalho.

      Muito obrigado pelo carinho,
      Beijos do Deivy!

      Excluir
  3. Olá
    Eu gosto da identidade do meu blog em como está hoje, mas eu sinto que em breve vou mudar o cabeçalho. Gosto de mudar ele de tempos em tempos.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary
      O importante não é usar somente uma logo para sempre, mas emplacar na mente das pessoas o nome do seu blog para que não seja esquecida facilmente e com muita rapidez.

      Beijos do Deivy!

      Excluir