.post a img, .post img { width: 750px; height: auto; padding: 0; margin: 0px -40px 0px -40px; border: none; } -->

09 março 2018

#Effect - Tudo que você precisa saber sobre Guest Post

Há quase ou mais de dois anos que faço esse tipo de divulgação que é realizado sempre por todos os cantos da blogosfera, é bem natural e quase impercebível. Eu fiz Guest Post antes do #DeivyTodoDia, durante e até o momento continuo fazendo, isso porque gosto muito de escrever e explorar temas que não se encaixam diretamente ao Blog do Deivy, compartilhar esse conteúdo me fez adquirir diversos conhecimentos e aprendizados maiores que puderam contribuir para o crescimento desse cantinho aqui. Mas hoje, eu vim apresentar essa arte para você!

Mas antes, você sabe o que é Guest Post?

É uma maneira de divulgação, onde você escreve um conteúdo ligado a sua área de atuação/profissão onde compartilhará seus conhecimentos e experiências de carreira, ou apenas mais um fruto de todo seu trabalho, um conteúdo como escreve em seu blog, com intuito de direcionar o público de terceiros para o seu blog/perfil, assim trazendo um retorno maior. Nem sempre o intuito é se divulgar, tem pessoas que fazem apenas para adquirir conhecimento e se apresentar ao público de uma maneira diferente, como foi o meu caso.

Sou colaborador do O Gabriel Lucas há mais de um ano, já escrevi conteúdos que vão da categoria Comportamento a Marketing e o meu empenho em todos eles só melhorou de acordo com o passar do tempo, e muitos conhecimentos pude absorver dessa experiência que só me fez melhorar como blogueiro. Aprendi a escrever postagens bem mais longas e mais elaboradas, escrever de uma maneira diferente e mais 'correta' e tirar criatividade de onde nem achava que era possível. Óbvio, me empenhei bastante pro blog dele e pro meu também, onde iniciei tudo que aprendi no #DeivyTodoDia que fez um baita sucesso dentro do blog.

Como deve ser feito?

Primeiro de tudo, você deve saber as normas do blog em que quer colaborar, não entre para a equipe de um se não poder cumprir com o que prometeu. Nem fugir no meio do caminho, só mostra um lado antiético da sua parte. Tão pouco entrar apenas para divulgar-se com conteúdos meia-boca que nem sequer postaria em seu próprio blog. Tome cuidado com a sua escrita, proponha colaboração em blogs que realmente conheça a categoria e possa produzir conteúdos que façam diferença e principalmente: fazer o seu melhor.

Alguém que, não procurar ter cuidado absoluto e ter em mente que o blog que está produzindo um conteúdo não te pertence e por isso, escreve de qualquer maneira, não é recomendado trabalhar dessa maneira. Já que possui regras, cuidados e uma alta atenção na apropriação de escrita para se igualar ao nível do site, e te apresente de uma maneira que convide as pessoas para te conhecer. E também desenvolver um conteúdo que renda para o site. Não basta fazer mais do mesmo.

Minha experiência com Guest Post

Não só por ter iniciado uma nova fase do blog que passei a criar conteúdo para blogs terceiros, bem antes de tomar a decisão do que eu queria para o Blog do Deivy, o futuro dele e de como iria trabalhar, já havia lançado conteúdos que nem me apresentava,nem era da minha categoria exata e muito menos, fui autor convidado. Já colaborei de maneiras diversas, desde conteúdo, a divulgação e SEO, algo que jamais pensaria que teria conhecimento e realizaria. Mas o destino sempre nos impressiona. Tudo iniciou mesmo no blog da Bruna Gênero, o Um Toque Feminino, até hoje os posts estão no ar e foram os meus primeiros de moda em outros blogs, logo após fui para o blog Gnomo da Estante, escrevi apenas duas postagens e sai do blog para poder cuidar mais do meu. O mais recente destes, foi no blog da Regiane Ferreira, escrevi uma postagem inspirada nela. 

Atualmente estou no blog O Gabriel Lucas, que é um dos meus blogs favoritos que acompanhou o crescimento do cantinho aqui e conheci o Gabriel justamente no dia em que ele liberou um post com a lista de blogs favoritos, onde o Blog do Deivy estava. Fazer guest post nem sempre é fácil, requer mesmo muita atenção e bastante paciência para escrever postagens diferentes para um publico totalmente diferente ao seu, com uma outra linguagem e passando uma imagem diferente da sua pessoa. Realmente, precisa de bastante treinamento para se jogar de corpo e alma, além de ter a paciência para revisar todo o conteúdo e poder lançar com uma ótima escrita e pouquíssimos erros de ortografia. O que melhora mais ainda. 

P.s.: Caso queira colaborar para um blog e precise de uma dica extra, entre em contato comigo pelo e-mail amigosdodeivy@gmail.com, rapidinho irei te ajudar.

E ai, vão colaborar?

4 comentários:

  1. Olá Deivy!
    Já tinha escutado sobre guest post!
    Sua postagem me esclareceu algumas coisas!
    Obrigada por compartilhar essas informações conosco!
    Talvez mais para frente eu pense em fazer guest post!
    Por enquanto vou me dedicar mais ao meu blog e curtir ele!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!

    https://palomari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma
      Eu quem fico feliz em poder compartilhar tudo que aprendo com vocês, faça mesmo e cresça muito o seu blog.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  2. Cara, eu acho incrível quem consegue arranjar criatividade pro próprio blog mais pra colaborações hahaha. Eu até já pensei em fazer porque acho uma ideia bem legal, mas por enquanto não me sinto bem segura, sabe? Mesmo assim, adorei as dicas, quem sabe um dia!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, nem me fala, é uma correria sem fim sabe, as vezes você tem uma ideia incrível pro blog do outro e quer levar pro seu. Mas é uma questão de deixar o egoísmo de lado e poder compartilhar o seu melhor com o próximo sabe? O guest post me fez pensar bastante em relação a isso e parar de me fechar a somente um ciclo. Qualquer dúvida pode me chamar lá no insta: @blogdodeivy.

      Beijos do Deivy!

      Excluir